domingo, 29 de novembro de 2009

I Encontro Juvenil - As ciências e as artes para uma vida sustentável





Como conseguir utilizar as palavras certas para descrever esses ultimos dias q nos preparou para esse evento tão importante para nós, jovens?
Enquanto penso numa resposta, continuarei escrevendo torncendo para que o espírito da inspiração me mostre o caminho para o lar das boas palavras.
Esse evento que ocorreu no Museu de Ciências da Terra, foi o exemplo de que nós, jovens, somos capazes de enxergar os problemas que a sociedade sofre hoje por causa da poluição, e encontrar soluções para esses problemas. Temperado com muita descontração, esse evento teve a presença de jovens de diversos cantos da cidade do Rio de Janeiro, os jovens pesquisadores de Nova Iguaçu (estou nesse grupo) e uma galera animadíssima de sampa.
Todos os grupos levaram suas ideias, mostraram sua realidade e todos discutiram como poderiamos melhora-las. No total foram 7 grupos apresentando suas pesquisas, e os 3 melhores eram premiados. Nao querendo me gabar, mas já fazendo, a Escola de Pesquisa de Nova Iguaçu ficou, claro, em 1º lugar. Apresentando a pesquisa Consciencia Ambiental. Lembrando que o diferencial das paresentações do evento, é que em vez de utilizar o método tradicional, foi proposto pedir uma ajuda as artes para faze-lo. Entao todos nós tinhamos de apresentar nossos projetos usando qualquer caminho da arte: teatro, cinema, dança, musica...
Mas como eu dizia, os grupos foram otimos, porém a E.P.N.I. foi a vencedora do evento ganhando uma câmera digital!
Mas deixando essa competitividade de lado, o encontro serviu para pensarmos em soluções para os problemas que vem prejudicando tanto nosso bem estar, graças a nossos hábitos de poluir nosso ambiente. E juntos pensar em uma carta para enviar à Conferência de Copenhague (Dinamarca) onde os lideres mundiais irão discutir o que será feito daqui para frente para diminuir a poluição do planeta. Também para estreitar os laços de amizade entre jovens de lugares diferentes. E comemor os 10 anos da Casa da Arte, que foi a responsável por esse encontro.
E no final, fomos comemorar esse aniversário no barco Tocorimé, nome indígena que significa espírito de aventureiro, onde fomos mais do que bem recebidos. E aproveitando um final de dia excelente e com direito a uma vista do por-do-sol privilegiada.
Ou seja, o I Encontro Juvenil foi mais do que otimo e se depender de todos nós, terá sua 2ª parte no proximo ano. E com certeza irá reunir mais jovens e de outros lugares diferentes e para discutir sobre outros temas.




VIVA A JUVENTUDEEE!!!

2 comentários:

  1. Amei....
    P.s: Créditos, Aline Marques..kkkk

    ResponderExcluir
  2. OLA LEO,

    NA OPORTUNIDADE CONVIDO PARA QUE VENHA CONHECER O BLOG ”HUMOR EM TEXTO”.

    CONHEÇA AS RAZÕES DE TANTA SUPERFICIALIDADE, NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA, NA CRÔNICA DESTA SEMANA.

    É UMA CRÔNICA DE HUMOR, SOBRE OS RELACIONAMENTOS HUMANOS SEM PALAVRAS CHULAS OU PORNOGRAFIA.

    É UM BLOG QUE RESPEITA VOCÊ E MUITO MAIS AINDA O SEU COMENTÁRIO.

    SOMOS UMA IMENSA FAMILIA DE SEGUIDORES O QUE VOCÊ IRÁ COMPROVAR FACILMENTE.

    A CRÔNICA DESTA SEMANA É SOBRE SUPERFICIALIDADE DE RELACIONAMENTOS E SUAS CONSEQUÊNCIAS.

    SAIBA AS RAZÕES.

    UM ABRAÇÃO CARIOCA.

    ResponderExcluir